terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ahmadinejad lança Gambit fazer dos EUA um amigo


Antes de endereços que tanto ele quanto o presidente Barack Obama fez perante a Assembleia Geral das Nações Unidas ontem, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad expressou seu desejo de os EUA eo Irão para ver uns aos outros como amigos e não inimigos. Ahmadinejad também disse que pretende se engajar em um "livre e aberto" a discussão de questões nucleares na reunião da próxima semana com as principais potências mundiais, mas se recusou a negociar sobre os planos nucleares do seu país. O presidente iraniano também disse que sente que cabe sobre os EUA e outras grandes potências nucleares a desistir de suas próprias armas nucleares e que ele deseja engajar em um diálogo aberto sobre a questão com o Ocidente.

Mas mais interessante do que qualquer outra coisa Ahmadinejad mencionou era o seu desejo de uma amizade entre seu país e os EUA observou o presidente iraniano, "Eu ouvi Obama dizer a próxima ameaça é o Irã. O Irã é uma oportunidade para todos. Historicamente, quem fez amizade com o Irã vi um monte de oportunidades. "Durante suas entrevistas, Ahmadinejad falou repetidamente em tons suaves e com calma expressou seu desejo de melhores relações com países ocidentais.

Ahmadinejad também afirmou explicitamente que seu país não está construindo armas nucleares. "Espero que Obama vai se mover na direção da mudança", disse Ahmadinejad, pedindo um slogan de campanha do presidente dos EUA. "As fontes de insegurança em todo o mundo precisam ser discutidas." Questionado sobre três caminhantes norte-americanos que estão sendo realizadas no Irã, Ahmadinejad observou que três infringiu a lei e entraram ilegalmente no seu país, mas que iria pedir ao juiz, no caso de tratá-los com "leniência máximo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário